CANANÉIA (SP) sediou o 1º Encontro de Trilheiros e a V Trilha do Telégrafo 2008
 

Durante os meses de Outubro e Novembro, o Moto Clube Paranaguá e Moto Clube Cananéia, não mediram esforços para a realização de mais uma edição da Trilha do Telégrafo. O evento reuniu mais de 200 motos pelas belas paisagens na Serra do Mar, cruzando a fronteira do Estado do Paraná com São Paulo.

O circuito de aproximadamente 280 km teve início com a largada da 1ª Etapa no dia 06.12.08 no Cacatú/PR e chegada em Cananéia/SP, passando pela centenária Trilha do Telégrafo. Apesar de uma temporada de chuva torrencial que antecedeu o evento até a semana anterior, um número expressivo de participantes prestigiou o EVENTO. Muitos "trilheiros" vindos de diversas partes do Estado de Paraná, Santa Catarina e São Paulo prestigiaram a iniciativa e a proposta dos TRILHEIROS de Paranaguá e Cananéia, Moto Clubes que promoveram e realizaram em parceria o evento.

O objetivo de divulgar a prática do "Off Road" como aventura e lazer interagindo e respeitando a natureza foi plenamente atingido, agitando a cidade de Cananéia (na região litorânea do estado de São Paulo), seguindo para as principais ruas da cidade (apoiado pela Polícia Militar) compartilhando com a população o grande astral e colorido do evento, com muitos fogos de artifícios. À noite, a histórica cidade foi presenteada, em frente ao ginásio de esportes, com um grande show de manobras radicais com o grupo de Motoshow Acrobático “Wheeling Boys Show” da cidade de Registro/SP. Percebia-se no rosto daquelas pessoas o espanto por ver aqueles pilotos praticando manobras radicais, empinando suas motos, saltando arcos de fogo e outras loucuras mais com muita adrenalina.

A 2ª Etapa foi no domingo quando o grupo retornou de São Paulo para o Paraná, fazendo o trajeto no sentido contrário, foram mais 8 horas de adrenalina na veia para finalmente carregar suas motos nas carretinhas e gritar: “EU CONSEGUI”. Superação, cansaço e alguns calos nas mãos marcaram e muito os pilotos que conseguiram concluir o percurso.

Diariamente centenas de trilheiros visitam os sites www.motoclubecananeia.com.br www.motoclubeparangua.com.br e www.toporacing.com.br , já o terceiro considerado um dos maiores site especializado em motociclismo fora de estrada da América Latina. Além de ter sido um grande parceiro na realização deste evento, o Topo Racing tem dado bastante espaço para a divulgação do evento. Para quem participou do passeio e mesmo para quem não participou vale a pena conferir as fotos que foram publicadas no site.

 
O patrocínio da Jarva Racing ( loja de artigos off-road em Curitiba: www.jarva.com.br ), Bonsenhor Contabilidade, RHB Suprimentos, Butori e LCR-Cananéia, foram fundamentais para o sucesso do passeio. Todos os participantes ganharam um kit composto por uma belíssima camisa de trilha, um vale café colonial, um vale jantar, um DVD do evento, numeral da moto e adesivos. O evento contou ainda com o forte apoio do comércio local que patrocinou a infra-estrutura (Sonorização, Show, Transporte da motocicletas quebradas, equipe de apoio) e da Prefeitura Municipal de Cananéia que forneceu a ambulância e abriu as portas do fantástico Ginásio de Esportes que conta com uma infra-estrutura perfeita para a realização de atividades como esta. 

De acordo com as informações do LCR, conhecido como PIPOCA de Cananéia, secretário do Morto Clube Cananéia (Motocana) que foi fundado há pouco mais de 01 ano (25/05/2007) e já conta com 40 associados: “Esse evento ficará marcado pela história de Cananéia, pois houve um empenho e sincronismo entre a equipe local e a experiência proporcionada pelo Moto Clube Paranaguá, com a equipe Javalama e principalmente pelo trabalho prévio e muito bem elaborado de estudos, visitas, contratações de mão-de-obra e disponibilização de todo “know-how” fornecido pelo Everaldo Bonsenhor, Elias Kunz, César, Mikoda, Jorge Cancela e todos os integrantes do MCP. Acrescenta a fundamental objetividade e carinho com esses “meninos” prestigiam a cidade de Cananéia que detém um rico e maravilhoso reduto natural, onde praticam o esporte preferido “off-road”, interagem com a natureza, auxiliam e confraternizam com as comunidades residentes nos trechos por onde passam. Parabéns à todos que participaram e um abraço especial para o amigo BONSENHOR, que o nome já diz tudo”.

Outro integrante que fez a diferença foi Elias MK: “Para que não fosse perdido nem um detalhe na realização deste evento fomos três vezes à Cananéia/SP nos meses de outubro e novembro, vimos, escolhemos e opinamos em conjunto com o Moto Clube Cananéia todos os pontos para que tudo saísse da melhor maneira possível, e foi o que aconteceu, a trilha estava um pouco pesada na ida devido às chuvas, já o retorno foi mais tranqüilo. Confesso que na noite de sábado para domingo não consegui dormir de preocupação com o retorno pela trilha, mas graças à Deus o tempo colaborou com dois dias maravilhosos de sol intenso contribuindo assim para que tudo terminasse bem com todos em suas casas e inteiros. Quero agradecer a todos que ajudaram de alguma maneira na trilha, com seus braços com cavalos, mulas e quadriciclos seja quem fosse, pois só assim com o esforço de cada um é que conseguimos chegar a Cananéia/SP. Deixo aqui um forte abraço a todos e esperamos velos em breve em alguma trilha por ai ou em 2009 na 6ª Trilha do Telégrafo.” 

Para Everaldo “BONSENHOR”, foi uma experiência gratificante. "Nós do Moto Clube Paranaguá e Cananéia trabalhamos intensamente para realização deste evento. Foi uma grande satisfação ver que tudo funcionou conforme o programado, apesar das dificuldades, principalmente com a chuva intensa dos últimos dias. Conseguimos atingir o objetivo e proporcionar uma bela confraternização aos praticantes do motociclismo fora de estrada. Nossa idéia esta se concretizando, pois este evento já é tradição e já estamos na 5ª edição. A cidade de Cananéia é perfeita para atividades como esta e foi uma grande parceira na realização. Agradeço todos que nos apoiaram e prestigiaram o passeio e não podemos deixar de citar e agradecer com louvor aos amigos trilheiros, profissionais do setor especializado em manutenção de motos off-road da cidade, empresas ligadas ao turismo de Cananéia pela forte participação como colaboradores voluntários e que sem dúvida fizeram a diferença para o sucesso do evento, uhuuuuuuuu”, finalizou Bonsenhor, organizador e diretor do Moto Clube Paranaguá.

Para Borboleta de Curitiba: "Neste final de semana, ocorreu mais uma edição da trilha do telégrafo, que
 já se tornou referencia nos meios off-road do estado do Paraná.
Foram mais de 200 motos, em um percursos de 360 Km, entre o Recanto Cacatú, em Antonina e Cananéia, em São Paulo.

Sucesso total, Parabéns ao pessoal responsável seja de Paranaguá assim como de Cananéia. Devido a grandiosidade do evento, gostaria de comentar alguns tópicos específicos.

 

*   Inscrição: R$ 50,00, com direito, a café, almoço(janta), camiseta, e se não me falha a memória DVD.

* Organização: perfeita, todos trabalhando até com perna quebrada., cuidando, tudo com muita responsabilidade.

*   Distribuição das camisetas com nome, adesivo, e vales.

*   Apoio: nos dois estados, caminhões de apoio, no lado do Paraná tanto na ida como na volta. Sem falar do pessoal local, com suas mulas, e força física nos ajudando.

*  Filmagens, espero que tenham ficado boas.

* Festa na chegada, perfeita, se não fosse o atraso, jantar maravilhoso, festas, apresentação de motos, bingo, bandas, sorteios, povo de Cananéia nos recebendo muito bem, inclusive a policia local.

 

Obrigado moto clube de Cananéia e a todos os envolvidos que mostraram que sabem fazer as coisas. Trilha: Foram apenas 9 Km de trilhas, para quem só foi, e 18 para os demais. Mais acho que valeram por uns 200 Km, o que mais eu percebi foi a falta de preparo físico.

Precisamos treinar mais atoleiros aqui em Curitiba, Chega da Serrinha do Paulo. Volta, bem mais tranqüila do que a ida, menos motos, terreno mais seco e apoio de caminhão para os estragados. As Estradas: foram um excelente treino para quem gosta de acelerar, pois são quase 200 Km, de buracos, pedras de todos os tamanhos, curvas fechadas, vistas maravilhosas e muita atenção. Acho muito melhor do que ficar andando sempre no mesmo local (pista).

Repito aqui o que dize na primeira trilha do telegrafo, este evento será o maior do estado do Paraná. Nesta quinta edição, acredito que já tenha ocorrido, pois não tenho conhecimento de outro evento(trilha) dessa magnitude no estado do Paraná. Parabéns a todos os amigos, sejam do moto clube de Paranaguá, da Equipe Javalama, do moto clube de Cananéia, e aos demais envolvidos. E muito obrigado pelo excelente final de semana."

Borboleta.

 

 Quem somos l A diretoria l Fale conosco l Fala presidente l Natal no mato e ilhas
Campanha do agasalho l Trial e trialeiros l Motocross e pilotos l Trilhas e trialheiros
Pista do aeroparque l Pista do marreco l Calendário l Notícias
Classimotos l Galeria de fotos