23ª Campanha de Natal do Mato e Ilhas-22 e 23/12/07

O Moto Clube Paranaguá realizou nos dia 22 e 23/12/07 mais um evento destinado as crianças carentes das colônias de Paranaguá, Morretes e Guaratuba. A largada de mais um Natal do Mato foi desta vez na tão sonhada sede própria, localizada no Aeroparque, onde as equipes foram divididas em 04: A equipe 01 (fitas e gorros amarelos) atendeu o Alto da Serra do Mar, Anhaia, Floresta e BR-277; A equipe 02 (fitas e gorros azuis) ficou com as famílias das trilhas de difícil acesso, localizadas entre o alto da Serra do Mar e Saquarema; A Limeira em Guaratuba ficou com a equipe 03  (fitas e gorros verdes) e a última equipe (04) (fitas e gorros vermelhos) ficou responsável com a Colônia Quintilha, Colônia São Luis e Santa Cruz, Morro Inglês e Lamaçal. A largada foi às 09:00 h,  onde aprox. 40 motociclistas/trilheiros, 01 triciclo e 05 carros, incluindo o furgão fornecido pelo programa Mesa Brasil do Sesc,  a  de apoio participaram da tradicional carreata pelo centro da cidade e logo em seguida cada equipe seguiu para seu destino via BR-277.

 

A criançada já aguardava ansiosa na Quintilha, devido a tradição da entrega de presentes ocorrer sempre no sábado que antecede o Natal. Elas saíam correndo para a estrada quando ouviam o ronco dos motores das motos de trilha que por ali passavam.

 

Foram entregues aprox. 400 brinquedos na Quintilha, Colônia São Luis, Colônia Santa Cruz, Morro Inglês e Lamaçal e em seguida a equipe 04 uniu-se na BR-277 para juntos seguirem até a Colônia Sambaqui, localizada em Morretes, onde a equipe azul (trilhas) já estavam a espera.

 

Chegando na Colônia Sambaqui, às 13:30 h, o campo de futebol parecia um formigueiro, a criançada já aguardava numa fila de meninos e outra de meninas. Todas vibraram muito com a chegada do Papai Noel motoqueiro que há 23 anos é muito bem vindo na localidade.

 

Enquanto isso a equipe 01 (amarela) finalizava seu trajeto que iniciou-se às 11:00 h no km 51 da BR-277, com término na Floresta, divisa de Morretes com Paranaguá, neste percurso foram distribuídos, de casa em casa, aproximadamente 350 brinquedos onde as crianças receberam Papai Noel de triciclo.

 

Por volta das 15:30 h os motoqueiros seguiram, via BR-277, ao campo de futebol do 19, no distrito de Alexandra, município de Paranaguá, passando inclusive pela comunidade do Rio das Pedras outras 300 crianças também receberam o seu brinquedo das mãos do Papai Noel. Ao escutarem os motoqueiros buzinando, as crianças formaram uma imensa fila no campo, que aos poucos foi aumentando, chegando ao um número próximo de 300 crianças.

 

Seguindo com a caravana da alegria a próxima parada do Papai Noel motoqueiro foi numa vila de moradores localizada na Estrada Velha de Alexandra/Paranaguá. Lá também se via muita alegria e emoção nos rostos sofridos daquelas crianças.

 

Por volta das 17:00 h, já voltado para casa, o Papai Noel motoqueiro resolveu distribuir seus últimos brinquedos no km 12, 10 e 08 da Estrada Velha de Alexandra/Paranaguá. Nestes dois locais foram mais 80 crianças que também ficaram mais felizes com a visita do Noel.

 

Na localidade da Limeira, município de Guaratuba, a equipe 03 (verde) chegou por lá às 11:00 h e terminou de atender todas as crianças já previamente cadastradas às 14:30 h, totalizando 250 brinquedos. Além dos brinquedos as crianças também receberam pacotes de doces, balas, pirulitos e chicletes.

 

Jorge Cancella/Comentário Geral: "Divididas em sete equipes (quatro de terra e três marítimas); foi realizada com muito sucesso mais uma edição desta campanha. Com a colaboração de diversas empresas e inúmeros colaboradores anônimos; e principalmente a doação de brinquedos pela Receita Federal, tivemos neste ano um natal muito feliz.  A entrega de brinquedos no “mato” (esta maneira de se referir aos locais de difícil acesso, teve origem no início desta campanha, lá pelos idos de 1985; quando os pioneiros ao se referirem às trilhas, simplesmente comentavam: “ir para o mato”; e portanto não tem nenhuma intenção de “menosprezar” as crianças daquela região); neste ano começou bem cedo, na sexta-feira, dia 14 de dezembro, em parceria com o projeto SESC – Mesa Brasil, fizemos a entrega de quase duas toneladas de alimento na localidade de Limeira e adjacências; no domingo, 16 de dezembro, já estávamos fazendo a entrega de brinquedos e algumas cestas básicas na localidade de Fartura, município de Morretes. Depois, quarta-feira, dia 19, fomos à Eufrazina; sábado, dia 22, foi a entrega no mato. Com a participação de 44 motos e sete carros de apoio. A largada neste ano foi muito comemorada, pois tivemos a satisfação de sair da sede própria do Moto Clube Paranaguá; com fogos de artifício e um grande buzinaço percorremos as ruas do centro da cidade e em seguida tomamos a BR 277 em direção às diversas localidades. Com quatro equipes bem orientadas, as localidades visitadas foram várias: alto da serra (km 41), Anhaia, Pitinga, curva grande da serra, acessos ao oleoduto, Carambiú, margens da BR 277, Mundo Novo, Floresta; trilhas fechadas, Limeira, Colônia Pereira, Morro Inglês, Quintilha, Colônia Santa Cruz, campo do Sambaqui, Alexandra e finalmente estrada velha de Alexandra. Dali a confraternização geral foi na lanchonete de um dos pioneiros do Moto Clube Paranaguá, o popular Riso, da Riso Lanches. No total foram percorridos aproximadamente 230 km. As equipes náuticas tiveram neste ano muita sorte, com o domingo, dia 23, amanhecendo com um clima maravilhoso e mar muito calmo. A equipe do Henrique Delorenzi foi a que teve uma jornada mais longa, por isso mesmo partiu às sete da manhã, percorreu: Guapecú, Tibicanga, Bertioga, Canudal, Vila Fátima, Sibuí, Ilha Rasa, Massarapuã e Prainha. A equipe do Miguel Saif, ficou responsável pela Ilha da Cotinga, Piaçagüera, Europa, Europinha, Vila Bela e Nácar. A minha equipe (Jorge Cancella) em parceria com a equipe do Everaldo, do Banco do Brasil, foi à Eufrazina, Jererê de dentro e fora e Superagüi. O enfoque principal deste ano foi uma retrospectiva em vídeo do ano de 1990, quando pela primeira vez foram filmadas as entregas de brinquedos no mato e ilhas; e em breve estarão disponíveis em DVD para locação e à venda para arrecadar fundos para a próxima campanha que será a 24ª, em 20/12/2008, depois 2009, 2010....."

 

Jorge Cancella/Comentário Pessoal: "Neste natal tive ótimas surpresas, com algumas situações até então inusitadas. Encontrar amigos das primeiras campanhas de natal; rever seu "chico" e toda a família dele, receber um abraço emocionado do Marquinho, nas trilhas do Anhaia, em Morretes; ter a companhia de meu filho Marcelo, na entrega nas trilhas, ou no mato, como costumávamos chamar as trilhas outrora; ter a oportunidade de distribuir quase duas toneladas de alimentos às famílias necessitadas da localidade de Limeira e adjacências. Depois de tantas idas e vindas, viagem inesperada, por causa do prazo curto prá resolver a documentação do Moto Clube, para regularizar a situação perante a Receita Federal e viabilizar nossa cota de brinquedos; ansiedade, incerteza e dúvidas me tiraram o sono; mas a fé em Deus sempre nos guiou e finalmente.... Levar um caminhão Mercedes 608 prá buscar os presentes doados pela Receita Federal e ter que pedir ajuda pros amigos, porque eram tantos brinquedos que NÃO CABIAM NO CAMINHÃO, GRAÇAS À DEUS!! Esta foi sem dúvida alguma a melhor surpresa deste natal para mim! Meu recado para os companheiros é o seguinte: Obrigado pela amizade de todos e vamos começar a planejar JÁ a...24ª campanha, depois 25ª, 26ª, etc. hé, hé!.... "

 

 

 

 

 

Quem somos l A diretoria l Fale conosco l Fala presidente l Natal no mato e ilhas
Campanha do agasalho l Trial e trialeiros l Motocross e pilotos l Trilhas e trialheiros
Pista do aeroparque l Pista do marreco l Calendário l Notícias
Classimotos l Galeria de fotos